Buscar
  • Gustavo Marques

"Ter o poder de influenciar é muito bom", afirmou Cristiane Sekeff


Jornalista, formada pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Passou pela maioria dos telejornais de Teresina e trabalhou também como assessora de comunicação do Governo do Estado e na Prefeitura de Timon. Atualmente é diretora geral da TV Assembleia do Piauí e apresenta com Joel Silva o Radiojornal da Pioneira. Essas são algumas características profissionais de Cristiane Sekeff. A jornalista foi entrevista no no programa Vida De Repórter, apresentado por Iraildon Mota.


No ano de 2005 a jornalista lançou o livro Telejornal: do Processo ao Produto. Mas antes do curso de Comunicação Social ela passou para Ciências Sociais na Universidade Federal do Piauí. O tempo passou e a então estudante foi trabalhar na TV Timon e viu que o jornalismo era a melhor escolha. “Na minha infância eu gostava de me dirigir ao público. Me via fazendo alguma coisa nesse sentido: falando para as pessoas. Jamais imaginei naquela altura que seria como jornalista. E de certa forma, o destino encaminhou para o foco adequado, e me encontrei no jornalismo”, conta Cristiane Sekeff.


O relações públicas e jornalista Iraildon Mota, trabalhou com a entrevistada na Coordenadoria do Governo do Estado do Piauí. Na entrevista ele fez a seguinte pergunta: “O que é a profissão de jornalista?”. A diretora da TV Assembleia, disse que “é mais do que uma profissão é uma missão. Jornalista não tem hora para começar, para terminar. Você é jornalista 24 horas por dia, ainda que você não esteja trabalhando como. O jornalista não pode fazer de conta que algo deixou de acontecer porque você não tá no seu horário de trabalho”, afirmou.


A entrevistada além de comandar a TV Assembleia, e apresentar um programa no rádio, está com um canal no Youtube, intitulado com o seu nome. A nova Youtuber fala como está sendo o momento. “Tudo muda muito rapidamente e os conceitos precisam ser atualizados. Hoje tenho Instagram, um canal no Youtuber, um blog. Estou pegando um pouco da experiência que eu tenho e trazendo para esse mundo que é bem novo”, disse Cristiane Sekeff.


Cristiane Sekeff, na conversa comentou sobre o poder na profissão. “O Jornalismo tem o poder de mudar o mundo assim como todas as profissões. Mas ele precisa ser dosado de que maneira deve ser exercido. A gente tem uma falsa impressão de que o poder é ruim, por conta das conversas do dia a dia, como se fosse algo sempre apodrecida e não é isso”, afirmou.


Para a jornalista o poder é bom, quando bem usado. “Você ter poder é uma coisa boa. Ter o poder de influenciar é muito bom. Agora é muito ruim quando você usa para o mal. ‘Ah, mas o que é mal para você, para mim é bom’.  Então, a gente precisaria trabalhar com o poder da educação: de educar as pessoas e elas terem condições próprias de assimilar o que que é bom, o que é mal, porque tudo é relativo no mundo de hoje”, afirmou entrevistada.



Vida de Repórter é um programa em formato Podcast e VideoCast da Escola Comradio apresentado pelo Jornalista e Relações Públicas Iraildon Mota. É um programa de entrevistas singular, instigante e provocativo, com grande ênfase em quem produz a notícia: o repórter.

0 visualização

© Instituto ILEVE 2019. All Rights Reserved.

Siga-nos nas redes sociais!

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube